A Comissão Nacional de Eleições (CNE) lançou, na cidade da Praia, em parceria com a Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania (CNDHC) de Cabo Verde, o Guia de Cidadão Eleitor. 


Esta publicação, composta por 63 páginas, tiragem de 10 mil exemplares e que já vai na segunda edição, visa reforçar a cidadania no momento do voto e combater a abstenção. 

O guia contém informações sobre recenseamento, votação, candidaturas, partidos políticos, poderes dos eleitos, incompatibilidades e campanhas eleitorais, entre outros, bem como o resumo histórico das eleições em Cabo Verde desde 1975 e a evolução dos níveis da abstenção.

 

Fonte: http://www.abola.pt

presidenteA presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse no dia 22 que os preparativos para as eleições legislativas, ainda sem data marcada, estão bem encaminhados.

Maria do Rosário Pereira que falava aos jornalistas esta manhã na Cidade da Praia, disse que todas as instituições e serviços com responsabilidades na materialização das eleições já existem.

Contudo, Maria do Rosário Pereira assinala com alguma preocupação o atraso no arranque do recenseamento na Diáspora cujas inscrições só devem arrancar em Novembro.

Presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira sobre os preparativos para as eleições legislativas que ainda não tem data marcada.

Data essa que só deverá ser conhecida após a realização do Conselho da República, que já foi convocada pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca para o dia 07 de Dezembro. 

(DA e Rádio Nova - Cabo Verde) 

posse membros cneO Presidente da Assembleia Nacional conferiu posse hoje, 7 de Maio, aos novos membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Com este acto, o Parlamento dota o país de um órgão que irá reforçar a democracia e consolidar o Estado de Direito Democrático.

O recenseamento eleitoral na diáspora cabo-verdiana, com vista às eleições legislativas, presidenciais e autárquicas, marcadas para 2016, deve arrancar nos primeiros dias de novembro. 

Esta mesma garantia foi avançada esta terça-feira, na cidade da Praia, pela presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde, Maria do Rosário Pereira. 

«A maioria das Comissões de Recenseamento Eleitoral na diáspora já está empossada. Vamos fazer todos os esforços no sentido de inscrever todos os cidadãos com a capacidade eleitoral», prometeu a presidente da CNE. 

O objetivo da CNE, segundo Maria do Rosário Pereira, «é superar o número de aproximadamente 36 mil eleitores inscritos nas últimas eleições de 2011».

 

Fonte: http://www.abola.pt