A Comissão Nacional de Eleições (CNE) informa que arranca esta quinta-feira, 13 de novembro, a campanha eleitoral para as eleições dos Titulares Juvenis dos Órgãos Municipais 2025, no âmbito do projeto “Autarcas do Futuro”.
As eleições estão marcadas para o dia 21 de novembro e decorrerão nas escolas secundárias de todas as ilhas do país, com exceção dos concelhos dos Mosteiros (ilha do Fogo), Santa Cruz e São Miguel, onde não foram apresentadas candidaturas.
No total, 47 candidaturas provenientes de 41 escolas secundárias participam neste processo eleitoral juvenil, que visa promover a aprendizagem prática da democracia e a participação cívica dos jovens cabo-verdianos.
A campanha eleitoral terá a duração de uma semana, decorrendo de 13 a 19 de novembro, encerrando 24 horas antes do dia das eleições. As candidaturas receberam um subsídio da CNE para a produção de materiais de divulgação e desenvolverão as suas atividades de campanha nos respetivos concelhos, respeitando os limites de propaganda eleitoral previstos no artigo 106.º do Código Eleitoral.
De acordo com a legislação, não são permitidos em campanha eleitoral meios publicitários que ofendam a moral pública, violem direitos legalmente protegidos ou recorram a processos violentos e atitudes de preconceito relativamente à raça, género, religião, origem social ou regional.
O projeto “Autarcas do Futuro”, desenvolvido pela CNE em parceria com a Direção Nacional de Educação e a Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, tem como objetivo eleger jovens para atuarem como Vereadores Juvenis e Deputados do Poder Local, colaborando com as autarquias e representando as preocupações das suas comunidades.
Formar cidadãos conscientes e participativos, proporcionar experiências de governação local, incentivar a participação cívica, eleitoral e política dos jovens e promover liderança, responsabilidade social e espírito crítico são os principais propósitos desta iniciativa, que pretende preparar as novas gerações para assumirem o futuro da democracia cabo-verdiana.



