Já estão concluídas as operações de apuramento geral dos resultados das nonas eleições autárquicas, realizadas no dia 01 de dezembro, em todos os concelhos do país.
Os editais com com os resultados do apuramento geral encontram-se afixados em todos os edifícios (Camaras Municipais) onde ocorreram as assembleias de apuramento e confirmam os resultados provisórios divulgados no dia das eleições.
As Assembleias de Apuramento Geral foram integradas pelo Procurador da República na comarca, que as presidiu, pelo Conservador ou Delegado dos Registos no concelho, pelo Delegado da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que desempenhou a função de secretário, pelo Secretário da Assembleia Municipal e pelos Secretários do Tribunal da Comarca.
Os trabalhos dessas assembleias tiveram início às 15 horas do dia 02 de dezembro ou no dia seguinte à realização das eleições, conforme estipulado no artigo 237.º do Código Eleitoral e foram concluídas na madrugada desta quarta-feira, nos municipios de maior dimensao.
Neste momento a Comissão Nacional de Eleições (CNE) está a trabalhar na eleboração do mapa com os resultados totais das eleições de 01 de dezembro, cuja publicação no Boletim Oficial deve ocorrer entre os dias 11 e 15 de Dezembro de 2024.