A Comissão Nacional de Eleições (CNE) e a Direção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) participaram, em Dakar, no Simpósio Anual e na 11.ª Assembleia Geral da Rede das Estruturas de Gestão Eleitoral da África Ocidental (RESAO).
As entidades estiveram representadas pela Membro Secretária da CNE, Elba Pires e pelo Diretor-Geral da DGAPE, Salif Silva, que integraram os debates e sessões de trabalho realizados nos dia 12 e 13 de novembro de 2025, no Senegal.
O simpósio anual da RESAO decorreu sob o tema “Colocar a inteligência artificial ao serviço da integridade eleitoral”, reunindo os Órgãos de Gestão Eleitoral da região para refletir sobre os desafios e oportunidades do uso responsável da Inteligência Artificial (IA) nos processos eleitorais.
Organizado em parceria com a Yiaga Africa, o evento promoveu um diálogo aprofundado sobre inovação, segurança digital e mecanismos de proteção da integridade eleitoral em contextos de rápida evolução tecnológica.
A presença da CNE e da DGAPE permitiu a troca de experiências, o reforço da cooperação regional e o acompanhamento das boas práticas internacionais que podem contribuir para o contínuo aperfeiçoamento do processo eleitoral cabo-verdiano.
Na sequência do simpósio, teve lugar a 11.ª Assembleia Geral do RESAO, durante a qual os representantes cabo-verdianos acompanharam a eleição do novo Comité de Pilotagem da Rede.
A presidência foi atribuída ao Presidente da Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA) do Senegal, Sr. Abdoulaye Sylla, para um mandato de dois anos.
Criado em 2008, o RESAO reúne os órgãos de gestão eleitoral da África Ocidental com o objetivo de promover cooperação técnica, formação, intercâmbio de experiências e o fortalecimento institucional, com vista a garantir eleições cada vez mais livres, justas e credíveis.


