CNE realiza “ Encontros de Restituição das Eleições de 2020/2021”

A Comissão Nacional de Eleições reúne na cidade da Praia os Delegados nomeados para a condução das eleições de 2020 e 2021 nos 22 (vinte e dois) Municípios do país. O encontro conta ainda com a participação, online, dos Delegados nomeados para a condução das eleições de 2021 nos ciclos eleitorais no estrangeiro, que integra um total de 21 (vinte e um país).

O encontro está enquadrado no âmbito do ciclo de encontros, denominado “Encontros de Restituição”, enquanto espaço para recolha de informações detalhadas sobre os processos eleitorais organizados no ciclo 2020/2021, e tem como objetivo identificar os constrangimentos, pontos fortes e, sobretudo, recolher contributos com vista a melhorar a organização e gestão das próximas eleições municipais de 2024.

O ciclo de encontros prosseguirá, estando na lista da CNE os Partidos Políticos, Organizações de Sociedade Civil e outros relevantes intervenientes do processo eleitoral.

O encontro de dois dias, 13 e 14 de julho, decorre na sala multiuso da sede da CNE, sito me Prainha Praia, com os assuntos constantes no programa em anexo.

Programa Encontros de Restituição das Eleições de 2020/2021

 

Por sugestão da OIF, a delegação teve um encontro de trabalho com a Senhora Presidente da Comissão Nacional de Eleições, CNE, que esteve acompanhada da Senhora Dr.ª Elba Pires, Membro Secretário da CNE.

A OIF quis inteirar – se sobre o funcionamento da CNE, considerada pela organização como exemplo de integridade e profissionalismo na condução de eleições a nível dos países francófono membros daquela organização. Do encontro ficou a promessa de apoio técnico na implementação de projetos considerados estruturantes pela CNE para a consolidação do processo eleitoral, sendo a educação cívica permanente, digitalização e modernização da CNE indicados pela senhora presidente como estando na lista das prioridades.

A CNE tem uma profícua relação de parceria com a OIF, que neste âmbito, já apoiou tecnicamente a CNE na realização da auditoria à Base de Dados do Recenseamento Eleitoral realizada em 2018, da qual saíram importantes recomendações para a melhoria do sistema informático do recenseamento eleitoral do país.

Lembra-se que Cabo Verde é membro da OIF desde 1996 e a CNE é membro da Rede de Competências Eleitorais da francofonia, RECEF, desde 2017, tendo a presidente da CNE, Dr.ª Maria do Rosário exercido o cargo de Administradora executiva da RECEF de 2019 a 2021.

CNE, 18 de outubro de 2022

A Presidente da Comissão Nacional de Eleições, Maria do Rosário Pereira Gonçalves, participou da 7ª Assembleia Geral Bienal da CNE que decorreu de 13 a 15 de dezembro de 2021 em Acra, cidade capital do Gana.

O simpósio subordinado ao tema “Uma estratégia de comunicação eficiente entre os Órgãos de Gestão Eleitoral para a melhoria das relações entre as OGEs com as partes interessadas no processo eleitoral na Africa Ocidental”, decorreu de 13 e 14 de dezembro.

A ECONEC, é a rede dos Órgãos Eleitorais da CEDEAO, presidida pela senhora presidente da CNE, Drª Maria do Rosário Lopes Pereira Gonçalves, que foi eleita na 6º Assembleia Geral Bienal, que teve lugar em Abuja em 7 de agosto de 2019, substituindo na presidência da ECONEC o presidente da INEC Nigéria, eleito em 2017.

A par do simpósio, que contou com a participação do membro secretário da CNE de Cabo Verde, Dra Elba Pires como oradora.

A Assembleia geral decorreu no dia 15, onde foi eleito o novo presidente e os demais quatro membros do corpo diretivo, que vão liderar o destino da ECONEC, nos próximos 2 anos, com apoio do secretariado permanente sediado em Abuja, Nigéria.

Novos membros da ECONEC

Presidente: Comissão Eleitoral Independente de Côte d´Ivoire, Ibraihme Coilibaly- Kuibiert

1º Vice-presidente: Comissão Eleitoral Nacional de Libéria,

2º Vice-presidente:  Comissão Eleitoral Nacional de Serra Leoa,

Tesoureiro Geral: Comissão Eleitoral Nacional Autónomo de Beni

Tesoureiro Geral:  Ajunto Comissão Eleitoral Nacional de Guiné Bissau

No âmbito da preparação da Eleição do Presidente da República marcada para o próximo dia 17 de outubro de 2021, a Comissão Nacional de Eleição(CNE) promove uma ação de capacitação de três dias destinada aos 46 Delegados da CNE, no país e no estrangeiro.

A formação em modalidade virtual, teve início esta quinta-feira, dia 16 e é composta pelos seguintes módulos:

CNE - Todos os direitos reservados

Siga-nos em

menu