No âmbito da preparação das eleições gerais dos Titulares dos Órgãos Municipais, que ocorrerão em 01 de dezembro de 2024, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) realizou hoje, 18 de outubro, na sede da Associação dos Jornalista de Cabo Verde (AJOC), uma ação de formação destinada aos Formadores de Membros de Assembleia de Voto.
A realização de eleições bem-sucedidas, legais, transparentes e justas depende, em larga medida, do bom funcionamento das Mesas de Assembleia de Voto (MAV). Portanto, o objetivo desta formação é dotar os formadores com as ferramentas necessárias para que possam capacitar os Membros de Assembleia de Voto. Esses formandos, por sua vez, irão instruir mais de seis mil cidadãos que constituirão as mais de mil mesas de voto.
Durante a formação, foram abordadas as operações eleitorais iniciais, como:
- O modo de votação de cada eleitor;
- As presenças admitidas na assembleia de voto;
- O encerramento da votação;
- A contagem dos boletins de voto;
- O preenchimento das atas de apuramento parcial;
- A entrega dos materiais eleitorais na assembleia de apuramento geral.
Os módulos dessa formação incluíram:
- Aspetos Legais;
- Acessibilidade;
- Ética e Deontologia;
- Operações Eleitorais;
- Demonstração da Utilização do Tablet.
Com a capacitação adequada, estamos mais próximos de assegurar uma eleição democrática e justa, refletindo a vontade dos cidadãos e fortalecendo a nossa democracia. Essa formação é crucial para garantir que todos os envolvidos no processo eleitoral estejam devidamente preparados para desempenhar suas funções com eficiência e imparcialidade, assegurando a integridade do processo eleitoral e a credibilidade dos resultados.