A Comissão Nacional de Eleições (CNE) fez hoje o ponto de situação do processo eleitoral com a atualização sobre os progressos e os preparativos para as próximas eleições autárquicas de 01 de Dezembro.
Durante o encontro a imprensa a CNE, atraves da sua presidente, Maria do Rosario Pereira fez tambem a apresentação pública das listas admitidas a concorrer nas eleições.
No total, são 127 listas, das quais 62 para a Câmara Municipal e 65 para a Assembleia Municipal.
Total de Listas por Partido e Candidaturas Independentes a Nível Nacional:
- MpD: 22 candidaturas para a Câmara Municipal e 22 para a Assembleia Municipal.
- PAICV: 22 candidaturas para a Câmara Municipal e 22 para a Assembleia Municipal.
- UCID: 11 candidaturas para a Câmara Municipal e 11 para a Assembleia Municipal (Porto Novo, Ribeira Grande, Paul, São Vicente, Sal, Boa Vista, Praia, Santa Catarina, Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos e São Filipe).
- PTS: Duas candidaturas para a Câmara Municipal e duas para a Assembleia Municipal (Praia e Santa Cruz).
- PP: Três candidaturas apenas para a Assembleia Municipal (Praia, São Domingos e Boa Vista).
- Independentes: Cinco candidaturas – Mais Soncent Katem Parada, Movimento Autónomo Sãovicentino (MAS), “MI Ê TARRAFAL DE SÃO NICOLAU”, “Santa Catarina Sempre e Acima de Tudo – (S-SAT)” em Santa Catarina, e “Poder das Mulheres e Jovens Resilientes (PMJR) em Ribeira Grande de Santiago).
Candidatos:
- Total de candidatos a nível nacional: Nas 127 listas apresentadas junto aos tribunais da Comarca, constam 2.597 candidatos, entre efetivos e suplentes, dos quais 1.377 são candidatos do sexo masculino (53,1%) e 1.220 do sexo feminino (46,9%) para a Câmara e Assembleia Municipais.
A conferência de imprensa serviu ainda para apresentação Unidade de Checagem de Informações Eleitorais, dedicada à verificação e combate à desinformação durante o período eleitoral, fez a apresentação da plataforma de prestação de contas eleitorais e apresentou o Livro de Dados Eleitorais 2020/2021, que compila dados eleitorais referentes às eleições autárquicas de 2020, as eleições legislativas e presidências de 2021.