CNE recebe visita dos dirigentes da Rede de Competências Eleitorais Francófonas

CNE recebe visita dos dirigentes da Rede de Competências Eleitorais Francófonas

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu hoje, nas suas instalações na cidade da Praia, a visita dos dirigentes da Rede de Competências Eleitorais Francófonas (RECEF), da qual Cabo Verde é membro.

A visita acontece no quadro da realização, em Cabo Verde, de uma formação sobre perspetiva de género, promovida pelo Fórum das Mulheres do RECEF, que decorrerá de 2 a 4 de dezembro. A iniciativa visa reforçar as capacidades e os conhecimentos sobre a institucionalização da perspetiva de género nas organizações.

O evento está a ser organizado em parceria com a CNE e a Escola Nacional de Administração Pública do Quebec, com o apoio financeiro da Organização Internacional da Francofonia (OIF) e do Global Affairs Canadá.

A delegação da RECEF, integrada pelo Diretor-Geral da RECEF e Diretor-Geral das Eleições do Quebec, Jean-François Blanchet, pela Secretária-Geral de Eleições do Quebec, Mélanie Michaud, e pelos conselheiros e coordenadores de eventos da RECEF, Simon Mélançon e Marie-Christine Ross, foi recebida pela Vice-Presidente da CNE, Cristina Leite, e pela Membro Secretária, Elba Pires.

O encontro foi aproveitado para afinar os preparativos da formação, trocar informações sobre o processo eleitoral e culminou com uma visita aos diferentes departamentos da CNE.

Refira-se que a formação, a ser realizada na cidade da Praia a partir desta sexta-feira, contará com a participação de representantes de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal, Quebec, Comores, Madagascar, República Democrática do Congo, Camarões, Chade, Costa do Marfim, Maurícias, Burundi e Tunísia.