A Comissão Nacional de Eleições (CNE) realizou, nesta quarta-feira, 14 de maio, uma ação de Educação Cívica Eleitoral na Escola Secundária Constantino Semedo, situada em Achada São Filipe, na cidade da Praia.
A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os alunos do 11.º e 12.º anos para a “A importância do voto e da participação dos jovens na vida cívica e política do país”. A atividade foi aproveitada ainda para a socialização da 3.ª edição do Guia do Cidadão Eleitor, um documento elaborado pela CNE e pela Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNHDC), que visa esclarecer os cidadãos, especialmente os jovens, sobre os seus direitos e deveres eleitorais.
Como é habitual nas ações de terreno, a CNE contou com a colaboração da Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE), no caso da Praia, que levou um kit de recenseamento e procedeu ao registo de um número significativo de estudantes que já completaram 18 anos ou que atingirão essa idade até o final do mês de maio.
A atividade foi marcada por um ambiente dinâmico e participativo, com jogos interativos e sessões de perguntas e respostas com direito a brindes.
A CNE endereça um agradecimento especial à direção da Escola Secundária Constantino Semedo, com destaque para a subdiretora para os Assuntos de Inclusão Social e Promoção da Cidadania, a professora Jaqueline de Carvalho, e ao professor de Direito, Denilson Monteiro, pelo apoio e pela colaboração na realização da atividade.