CNE operacionaliza Unidade de Checagem de Informações Eleitorais

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde lançou oficialmente hoje a sua Unidade de Checagem de Informação, um projeto inovador que visa enfrentar a crescente ameaça da desinformação durante o período eleitoral.

A unidade que entrará em funcionamento esta quinta-feira, 14 de novembro, é fruto de uma parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) e uma empresa do ramo tecnológico, e tem como objetivo monitorar e combater a disseminação de desinformação, especialmente nas redes sociais, para garantir a integridade do processo democrático nas eleições autárquicas de 1 de dezembro de 2024.

Essa iniciativa busca assegurar que os eleitores cabo-verdianos acessem informações corretas e exerçam seu direito de voto com confiança e consciência. Com esta ação, a CNE reafirma seu compromisso com a integridade do processo eleitoral e com o combate à desinformação no país.

Durante o ato inaugural, a presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira Gonçalves, ressaltou o compromisso da comissão em trabalhar afincadamente para responder aos desafios colocados pelas redes sociais no que diz respeito a assegurar informações verdadeiras e de qualidade.

“Queremos manter os eleitores focados naquilo que é o objetivo de participarem conscientemente e tomarem decisões com base em informações verdadeiras”, afirmou Maria do Rosário Pereira Gonçalves. Ela também destacou a importância do engajamento dos órgãos de comunicação social, convidando-os a estreitar relações com a nova unidade para que o impacto seja verdadeiramente positivo.

Alfredo Pereira, conselheiro da ARC e membro da comissão de coordenação da Unidade de Checagem, explicou que a unidade funcionará como um projeto piloto, com o propósito de verificar, investigar e confirmar a veracidade de informações que possam ser divulgadas nas redes sociais. Devido às limitações de recursos, a unidade atuará em duas frentes.

“Numa primeira fase, vamos procurar ser proativos e utilizar algumas plataformas gratuitas para monitorar, especialmente, informações que envolvam candidatos a cargos municipais, com foco nos cabeças de lista para as câmaras municipais, sobretudo na cidade da Praia”, afirmou Alfredo Pereira. O objetivo, acrescentou, é capturar e verificar todas as informações sobre esses candidatos que circularem nas redes sociais.

Além disso, a unidade contará com uma linha de trabalho reativa, na qual a população poderá denunciar possíveis informações falsas ou questionar a veracidade de conteúdo circulante. “Para isso, a unidade disponibilizou um número de WhatsApp (9955005) e uma página no Facebook, onde os cidadãos poderão fazer denúncias ou pedir esclarecimentos”, concluiu.