A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou oficialmente que as Eleições dos “Autarcas do Futuro” serão realizadas no próximo 21 de novembro de 2025, conforme definido no calendário eleitoral do projeto, aprovado em plenária pela instituição.
A iniciativa insere-se no âmbito do projeto “Autarcas do Futuro: Jovens Protagonistas da Democracia”, que tem como objetivo promover o exercício da cidadania ativa e o envolvimento dos jovens nos processos democráticos locais.
De acordo com o calendário eleitoral, apresentado hoje em conferência de imprensa, o processo inicia-se com a entrega das listas nominais dos alunos pelas escolas até 20 de outubro, seguida da exposição dos cadernos de recenseamento até 24 de outubro.
A apresentação das candidaturas decorrerá entre 27 de outubro e 1 de novembro, e o período de campanha eleitoral decorrerá de 13 a 19 de novembro.
No dia 21 de novembro, as urnas abrirão às 8h00 e encerrarão às 17h00, em todas as escolas participantes, sob supervisão das Comissões Regionais de Eleições (CREs), com apoio técnico da Direção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) e em coordenação com as Assembleias e Câmaras Municipais.
O apuramento geral ocorrerá no dia 22 de novembro, e os resultados oficiais serão publicados até 26 de novembro de 2025.
Durante a conferência de imprensa, a membro/secretária da CNE, Elba Pires, destacou a importância desta iniciativa:
“Com o projeto Autarcas do Futuro, queremos despertar nos jovens o sentido de pertença e de responsabilidade democrática. Pretendemos que cada estudante se sinta parte ativa do processo eleitoral e perceba que a democracia constrói-se com a participação informada e consciente de todos”, disse.
Segundo a responsável, as eleições dos “autarcas do projeto” representam uma “miniatura” das eleições autárquicas, através das quais se elegem os líderes locais em Cabo Verde.
O projeto “Autarcas do Futuro” é promovido pela CNE em parceria com a Direção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), as Comissões Regionais de Eleições (CREs), as Assembleias e Câmaras Municipais, a Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) e diversas organizações da sociedade civil.
Aceda ao calendário eleitoral aqui: