A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu, esta terça-feira, 8 de abril, uma missão técnica internacional que se encontra em Cabo Verde para avaliar a criação de um Centro de Verificação de Factos (CVF) no país. O objetivo é reforçar a integridade da informação no espaço público e combater a desinformação, sobretudo em contextos eleitorais.
A missão é liderada pela Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC) e tem a parceria do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e FNUAP em Cabo Verde.
Segundo a ARC, a visão é que o futuro Centro funcione como uma entidade independente e credível, com atuação rápida e rigorosa na checagem de informações. Além disso, deverá promover a literacia mediática e fomentar uma cultura de responsabilidade na divulgação de conteúdos e no discurso público.
Durante o encontro, a CNE representada pela vice-presidente, Cristina Leite e a membro Secretária, Elba Pires, partilhou a sua experiência com a criação da Unidade de Verificação de Informações Eleitorais, utilizada nas eleições autárquicas de 2024.
O projeto-piloto, desenvolvido em parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a ARC e uma empresa de tecnologia, teve como foco o combate à desinformação nas redes sociais e a promoção de um ambiente eleitoral mais transparente.
A missão técnica internacional para avaliar a criação do Centro de Verificação de Factos (CVF), liderada pelo membro da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC), Alfredo Pereira, e integrada pelos membros da Joint Task Force (JTF), Gianpiero Catozzi e Saré Knoope, decorre de 7 a 11 de abril e inclui encontros com várias entidades nacionais.
durante esse período estarão em análise os requisitos técnicos, legais e institucionais para a implementação do CVF, bem como boas práticas internacionais e soluções tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial, já aplicadas em outros países com o apoio do PNUD.
A CNE reafirma o seu compromisso com a transparência, inclusão e credibilidade dos processos eleitorais, e garante total colaboração com os parceiros envolvidos nesta iniciativa estratégica para o fortalecimento da democracia em Cabo Verde.