As eleições “Autarcas do Futuro” acontecem esta sexta-feira – 84 listas vão a votos em todos o País

Cerca de 26 mil jovens chamados às urnas nas eleições “Autarcas do Futuro” desta sexta-feira

As eleições dos Autarcas do Futuro realizam-se nesta sexta-feira, 21 de novembro, em escolas secundárias de todo o país, mobilizando milhares de estudantes numa iniciativa que visa reforçar o exercício da cidadania e a participação democrática no contexto escolar. As urnas estarão abertas das 08h00 às 17h00.

Ao todo, 25.798 eleitores juvenis estão aptos a votar, escolhendo os titulares juvenis das Câmaras e Assembleias Municipais que irão representar os estudantes nas suas comunidades educativas.

A nível nacional, o processo abrange 19 círculos eleitorais, uma vez que nos municípios de Santa Cruz, São Miguel e Mosteiros não houve apresentação de candidaturas. Das 46 escolas secundárias existentes no país, 41 apresentaram listas concorrentes.

No total, foram admitidas 84 listas, sendo 44 para as Câmaras Municipais e 40 para as Assembleias Municipais, envolvendo 1.363 candidatos.

Para garantir o normal funcionamento do processo eleitoral, estarão instaladas 91 mesas de voto em todo o país, das quais 30 no município da Praia e 11 em São Vicente, os concelhos com maior número de mesas.

A presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira Gonçalves, realça que o Projeto Autarcas do Futuro, iniciativa da Comissão Nacional de Eleições, constitui uma “valiosa oportunidade para o envolvimento ativo e relevante dos jovens na vida democrática”.

“Este projeto visa prepará-los para futuras lideranças e fortalecer os valores da cidadania. Amanhã, dia 21, realizar-se-á, em todo o país, a eleição dos Titulares Juvenis dos Órgãos Municipais. Este momento simboliza não só a participação da juventude, mas também a nossa confiança no futuro da democracia”, afirmou.

“Esperamos que os jovens vejam este espaço como um canal legítimo para expressar as suas opiniões e agir em prol da comunidade. Que cada candidatura seja encarada como uma oportunidade para apresentar propostas que reflitam as necessidades e aspirações da juventude”, acrescentou.

A presidente apelou ainda à participação massiva dos eleitores, salientando que “cada voto conta para o fortalecimento da nossa democracia”.

“Desejamos boa sorte a todos os candidatos, com votos de responsabilidade, fair play e sucesso na missão de servir a comunidade educativa e Cabo Verde”, concluiu, agradecendo aos parceiros, às professoras e aos professores que muito contribuíram para a implementação do projeto e para a realização destas eleições.