Comissão Nacional de Eleições
Mapa do site
Pesquisar

perguntas frequentes recenseamento eleitoral

Tendo capacidade Eleitoral

Ter 18 anos, mais de que ser maior de idade para efeitos civil, pode conferir capacidade eleitoral, através do recenseamento eleitoral.

Cidadãos inscrito no recenseamento eleitoral adquirem capacidade eleitoral, ou seja, fica habilitado a participar na escolha das pessoas que serão governantes a nível do Município, a nível nacional, e ainda podem participar na escolha do presidente da República.

Cidadãos regularmente inscritos no recenseamento Eleitoral apenas serão impedidos de votar ou de ser candidato, se estiver impedido por Lei, for interditado por sentença judicial ou por incapacitado notória.

Afinal o que é Recenseamento Eleitoral

O recenseamento eleitoral é um ato, através do qual os dados do cidadão maior de 18 anos, ou que vai completar 18 anos até ao dia da eleição são recolhidos, nos termos previsto na Lei, para constar na Base de Dados do Recensemnto Eleitoral.

Como é realizado o Recenseamento

Em caso de recensmento eleitoral não ser automático, o recenseamento, ou seja a recolha dos dados do cidadãos  é feito  presencialmente na Comissão de Recenseamento de Cada concelho.

Quem pode Recensear-se

Todos os  cidadãos cabo-verdianos, ou seja, que tenha nacionalidade Cabo verdiana, maior de  18  anos  de  idade  ou  que ccompletam  18 anos até a  data  da  realização  da eleição correspondente. 

Também estrangeiros residentes regularmente em. Cabo Verde há mais de 3 anos podem recensear.

CNE - Todos os direitos reservados