História

Pela lei nº 46/II/84, foi criada a primeira Comissão Nacional Eleitoral had hoc com a função de superintender todos os atos eleitorais. Aquela comissão era composta por quatro membros, escolhidos de entre indivíduos de reconhecida idoneidade e competência, designados por Resolução do Parlamento, cujo mandato terminava automaticamente nos noventa dias após o apuramento geral das eleições.

Em 1994, pela lei 112/IV/94,foi criada a Comissão Nacional de Eleições (CNE), enquanto órgão independente e permanente, pondo fim ao sistema de composição de comissões ad hoc para cada eleição.

Em 2007 através da Lei 17/VII/2007 de Junho de 2007, foi alterada a composição da Comissão Nacional de Eleições e ampliadas as suas competências. Com o novo figurino passou a ser composta por um presidente, cidadão de reputado mérito que tenha exercido durante 7 anos atividades forense, preferencialmente na Magistratura, e quatro cidadãos de reconhecida idoneidade, competência e mérito. O presidente e o membro secretário passam a exercer as suas funções a tempo inteiro e em regime de exclusividade.

As sucessivas comissões têm contribuído na construção e consolidação da democracia cabo-verdiana e destaca na sua história, o extraordinário papel dos sucessivos presidentes, a dedicação e capacidade dos seus membros, e colaboradores.

CNE - Todos os direitos reservados

Siga-nos em

menu