Os Presidentes Juvenis das Câmaras Municipais e das Assembleias Municipais, eleitos no âmbito do projeto “Autarcas do Futuro”, promovido pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), foram empossados na manhã de hoje, numa cerimónia realizada na Cidade da Praia e presidida pela vice-presidente da CNE.
Tratou-se de um momento de grande simbolismo e emoção, durante o qual os eleitos comprometeram-se a participar de forma responsável na vida da sua escola e da sua comunidade, a respeitar os valores da democracia, do diálogo e da diversidade, e a colaborar com o poder local em favor do bem comum.
Estiveram presentes eleitos de todas as ilhas, com exceção da Boa Vista e de São Nicolau, cujos representantes não conseguiram viajar para a Cidade da Praia.
Para a vice-presidente da CNE, Cristina Leite, o objetivo para o qual o projeto foi criado foi alcançado, tendo manifestado confiança de que o mesmo produzirá frutos no futuro.
“O objetivo central da iniciativa é incentivar a educação cívica e política dos estudantes, capacitando-os não só para o voto, mas também para ocuparem cargos de decisão e terem uma ‘voz ativa’ na sociedade. Queremos ver como os jovens conseguem, dentro da sua linguagem, que é muito digital, produzir e levar a sua voz aos restantes estudantes de uma forma muito inovadora”, realçou a vice-presidente.
Cristina Leite aproveitou o momento para agradecer a todos os parceiros, sublinhando que a sua contribuição foi imprescindível para a concretização do projeto, cuja continuidade está garantida.
Os Autarcas do Futuro hoje empossados foram eleitos nas eleições realizadas no dia 21 de novembro de 2025, em 19 dos 22 municípios do país.
Na implementação do projeto, que culminou na eleição dos ora empossados, a CNE contou com as parcerias da Direção Nacional de Educação, da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) e de outros parceiros, como a DGAPE e as Comissões de Recenseamento.
A Cerimónia contou com as participações de Presidente das Câmaras e Assembleias Municipais e vereadores das ilhas de Santiago, presidente da ANMCV, representantes das entidades públicas, directores das escolas e outras individualidades.



