CNE na Conferência sobre a Integridade da Informação na África Ocidental e no Sahel

A Presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira Gonçalves, participou hoje na Conferência sobre a Integridade da Informação na África Ocidental e no Sahel, promovida na Cidade da Praia pelo Governo de Cabo Verde em parceria com a UNESCO.

Maria do Rosário Pereira Gonçalves foi moderadora da Sessão Plenária 3, intitulada “Cultivar a confiança social e salvaguardar a integridade da informação durante conflitos, crises e eleições”, que contou com oradores representantes da Nigéria, Burquina Faso, Cabo Verde, Côte d’Ivoire, Serra Leoa e Mali.

O momento foi de partilha de experiências e perspetivas sobre medidas e ações para combater a desinformação.

Durante a sessão, os oradores defenderam a necessidade de implementação de políticas regionais, o reforço e a harmonização da legislação de combate à desinformação, o fortalecimento da literacia digital com instrumentos adaptados ao contexto africano e local, bem como a construção de estratégias regulatórias que respeitem os direitos fundamentais e que sejam coordenadas a nível da sub-região.

A Conferência sobre a Integridade da Informação na África Ocidental e no Sahel, iniciada esta quarta-feira, visa definir um quadro político e estratégico para a integridade da informação, alinhado com as normas internacionais e continentais, mas adaptado ao contexto da África Ocidental e do Sahel.

Para além da discussão sobre as estratégias de informação, o evento tem como objetivo aprovar o Plano de Ação da Praia para reforçar o acesso à informação, a resiliência das populações e as parcerias no espaço africano.