CNE assinala Cinquentenário das Eleições Constituintes com lançamento de brochura e Conversa Alargada

No âmbito das comemorações dos 50 anos das Eleições Constituintes de Cabo Verde, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) promove no próximo dia 30 de junho, no Hotel Praia-Mar, na cidade da Praia, uma Conversa Alargada subordinada ao tema: “Eleições Constituintes de 1975 – Memória, Significado e Legado”.

O evento assinala um dos momentos mais marcantes da história política de Cabo Verde: as eleições para a Assembleia Nacional Constituinte, realizadas a 30 de junho de 1975, que culminaram com a elaboração da primeira Constituição e a proclamação da independência nacional.

Para eternizar esta data, será também lançada uma brochura comemorativa, que reúne testemunhos, registos históricos e uma reflexão sobre o impacto desse ato fundador na construção do sistema democrático cabo-verdiano.

A Conversa Alargada será um espaço de diálogo inclusivo e participativo, reunindo protagonistas de 1975, representantes de instituições, jornalistas, académicos, funcionários eleitorais e estudantes, com o objetivo de recuperar a memória histórica e política das Eleições Constituintes e celebrar o contributo dos eleitores, candidatos, funcionários e jornalistas envolvidos no processo;

O evento é aberto ao público e será transmitido em direto, permitindo também a participação virtual de convidados internacionais e membros das comissões eleitorais congéneres da CPLP e de outras regiões.

A abertura vai estar a cargo do 1º vice-presidente da Assembleia Nacional, Emanuel Barbosa.

A CNE convida todos os cidadãos a juntarem-se a esta celebração, que valoriza a memória coletiva, reforça o compromisso democrático e celebra meio século de história eleitoral em Cabo Verde.