Mês da Mulher - 2018

A condição feminina, a promoção da Mulher e a sua participação quantitativa e qualitativa nos processos eleitorais e em todas as estruturas sócio -politico e económico no mundo, com enfoque em Cabo Verde, tem sido um dos temas transversais abordados por esta Comissão, tendo esta escolhido a Mulher, dentro das linhas de orientação prioritárias e de intervenção, no âmbito do Programa de Atividades da CNE 2018, Pilar I – Projeto 2 -“Mulheres e Eleições”, causa prioritária, visando a consciencialização da importância da participação da Mulher nas eleições como forma de potencializar a participação das mulheres no recenseamento eleitoral, no voto, almejando maior   representatividade nos órgãos de decisão e de luta para a igualdade de género e paridade no país.

Neste âmbito das comemorações do dia Internacional da Mulher, 08 de março, e do dia da Mulher Cabo-Verdiana, 27 de março, a CNE realizou algumas Palestras junto ás Mulheres de algumas Comunidades das ilhas de Santiago, Fogo e Brava, sobre temas atuais e inerentes ao reforço da participação da mulher no processos eleitorais e promoção da cidadania.

Ilha de Santiago

Concelho de Santa Cruz

Sob o tema “Papel da Mulher na Vida Política”, e no âmbito das comemorações do dia Internacional da Mulher e o dia da Mulher Cabo-verdiana, a CNE, ministrou uma Palestra direcionada às mulheres deste concelho, no dia 27 de Março de 2018, no Centro de Iniciativa Crachás (CIJ), com a participação de 3 (três) oradores, que apresentaram temas transversais à luta pela igualdade de género e participação nos processos eleitorais, designadamente, Saúde Sexual e Reprodutiva e  a importância do Recenseamento eleitoral e as competências das CREs respetivamente; contando ainda com a participação de grupos de animação cultural.

lha do Fogo

Palestra - Escolas Secundária Pedro Verona Pires

Realizou-se no dia 28 de fevereiro, visando a informação e sensibilização dos alunos do 3º e respetivos professores desta escola, tendo a Comissão contado com a participação de alguns alunos que já tinham participado de outras atividades anteriormente promovidas, dando uma maior dinâmica a esta atividade.

Palestra - Cova Figueira

A Comunidade de Cova Figueira recebeu a CNE, no dia 02 de março, tendo participado da palestra os moradores e jovens estudantes desta.

Durante a palestra foi exibido o trailler do filme“Sufragistas” para as mulheres que se fizeram presentes, e a discussão  de temas relacionados à partcipação no processo eleitoral e a importãncia do voto consciente.

Regista-se que esta atividade contou com uma boa adesão do público local, tendo também a Comissão de Recenseamento deslocado com um Kit de recenseamento, para promoção de inscrições.

Palestra – Cadeia de São Felipe - Mulheres reclusas

CNE, ministrou no dia 03 de março, a palestra na Cadeia Civil de São Felipe, para um público masculino, tendo em consideração que o n.º de mulheres reclusas não justifica a criação de uma ala feminina, sendo estas transferidas para a Cadeia Central da Paria.

 Ainda foram ofertados no final da palestra alguns exemplares do Guia do Cidadão Eleitor para o acervo da biblioteca.

Palestra - São Filipe e Relvas/Mosteiros

Foram realizadas, ambas no dia 05 de março, as Palestras em São Felipe e na Comunidade Relvas, direcionadas exclusivamente para o público feminino, ressaltando o peso da importância da participação destas no processo eleitoral e nas eleições e o exercício do voto consciente.

A Escola de Relvas do Agrupamento I, em colaboração a CNE, reuniu-se com as mulheres da comunidade de Relvas, discutindo o tema” Mulher versus Construção e Reforço da Cidadania Participativa”, tendo participado 44 (quarenta e quatro) mulheres no encontro.

Ilha da Brava

Nova Sintra /Brava

Realizou-se no dia 04 de março, e contou com a participação de representantes da juventude cristã, e de todos os estudantes da Escola Secundária Eugénio Tavares.

Comunidade Lomba Tatum

A Comunidade de Lomba Tatum recebeu a CNE, no dia 04 de Março,  numa palestra realizada com a colaboração da Comissão regional de Parceiros, CRP, a OMCV, a Comissão de Recenseamento Eleitoral da Brava e da Delegacia de Saúde.

CNE - Todos os direitos reservados
searchclosearrow-circle-o-downfacebook-squarebarsellipsis-vyoutube-playsoundcloud