Fórum Eleitoral "Mulheres e Eleições"


A Comissão Nacional de Eleições, cedo apercebeu-se que é necessário o engajamento de todos para que o processo eleitoral em Cabo verde seja um processo de todos e para todos, ou seja, um processo participado por todos os cidadãos.
E, a CNE está ciente que desigualdades sociais e desigualdades de género tem, efectivamente, condicionado a participação da mulher no processo eleitoral”

No âmbito do plano de sensibilização elaborado e aprovado pela CNE, realizou-se o III Fórum Eleitoral - “Mulheres e Eleições”, cofinanciado pela PNUD, e com o intuito de dar a oportunidade as mulheres principalmente as do meio rural, de partilharem os seus anseios, dúvidas e questionamentos sobre o processo eleitoral no país, mas também de consciencializa-las da importância do seu papel enquanto cidadã-eleitor e dar-lhes a conhecer alguns aspetos importantes da matéria eleitoral, assim como, a importância da participação da mulher cabo-verdiana em todas as etapas do processo eleitoral do país.

Com o slogan “NU VALORIZA NOS KONKISTA! NU VOTA”, a mensagem que a CNE propôs transmitir durante o Fórum “Mulheres e Eleições” foi a valorização das conquistas alcançadas pela mulher no que concerne a participação no processo eleitoral e /ou na vida politica, sendo uma delas o direito cívico de exercício do voto.
Tendo colaborado com a CNE para a realização deste evento as associações comunitárias locais, instituições voltadas para atividade de cariz social, designadamente, a MORABI, OMCV, ICIEG, que contribuíram para a mobilização das participantes e dinamização da atividade.
No que se refere a organização e realização, o Fórum foi divido em três partes, ou seja, foram realizados 3 (três) fóruns, sendo na cidade da Praia, realizado à 24 de Junho de 2016, no auditório da Universidade Jean Piaget, reunindo grupo de mulheres provenientes da Praia, São Domingos e Ribeira Grande de Santiago;

CNE - Todos os direitos reservados
searchclosearrow-circle-o-downfacebook-squarebarsellipsis-vyoutube-playsoundcloud