Forum Eleitoral - 2019

A CNE promoveu um encontro alargado de reflexão cuja missão foi reunir a sociedade civil, associações de base comunitárias, partidos políticos, entidades e serviços do Estado, artistas entidades ligadas a cultura cabo-Verdiana personalidades, jornalistas e órgãos de comunicação social, jovens em idade eleitoral, todos num único espaço e com objetivo: Abordar a questão da participação eleitoral com diferentes quadrantes da sociedade civil, auscultando todos, com vista a elaboração de um plano de comunicação capaz de mobilizar todos os cidadãos para a participação eleitoral. O referido encontro teve lugar no Hotel Vista na cidade da Praia nos dois períodos do dia 18 de outubro de 2019.

Neste encontro teve lugar a apresentação dos dados sobre a participação nas eleições foi igualmente apresentado o livro “Géneros & Eleições” produzido pela CNE dando a conhecer os dados desagregados por sexo, a real situação da participação das mulheres nas eleições em Cabo Verde e a percentagem de eleitas nas eleições autárquicas e legislativas de 2016.

Desagregação dos dados eleitorais por sexo

O Livro Género & Eleições da CNE, um trabalho minucioso e completo que permite Cabo Verde ter hoje dados dobre a participação de homens e mulheres por faixa etária nas eleições de 2016 entanto no voto como em outras áreas da realização e execução as eleições, constitui um grande objetivo da CNE, que brevemente será disponibilizado a todos os cidadãos Eleitores.

A CNE considera que alguns ganhos foram conseguidos mais o desafio da paridade e igualdade é um desafio global e exige medidas estruturadas e bem dimensionadas com a realidade social envolvente. 

Mas a CNE está empenhada em trabalhar para promover mais informação, e fortalecer os homens e mulheres, jovens e pessoas com deficiência com vista a alcançarmos a Democracia plena, de todos e para todos.

Não fique de fora. Participe!

CNE - Todos os direitos reservados
searchclosearrow-circle-o-downfacebook-squarebarsellipsis-vyoutube-playsoundcloud