Encontro de reflexão sobre assuntos eleitorais

A CNE promoveu um encontro alargado de reflexão cuja missão foi reunir a sociedade civil, associações de base comunitárias, partidos políticos, entidades e serviços do Estado, artistas entidades ligadas a cultura cabo-Verdiana personalidades, jornalistas e órgãos de comunicação social, jovens em idade eleitoral, todos num único espaço e com objetivo:

Abordar a questão da participação eleitoral com diferentes quadrantes da sociedade civil, auscultando todos, com vista a elaboração de um plano de comunicação capaz de mobilizar todos os cidadãos para a participação eleitoral.

O referido encontro teve lugar no Hotel Vista na cidade da Praia nos dois períodos do dia 18 de outubro de 2019.

Houve boa participação dos cidadãos com deficiência e os representantes da ADVIC, associação das mulheres cabo-verdianas com deficiências, associação de surdos de Cabo Verde participaram ativamente no encontro, dando contributos relevantes para a CNE desenvolver ações e atividades, com vista a realizar eleições inclusivas.

Atividades da CNE 2019, e na sequência da implementação do programa voto acessível, foram materializadas atividades voltadas para este público.

As ações criadas na ilha de Santiago foram o Curso de Capacitação em assuntos eleitorais e cidadania e participação no Encontro de reflexão sobre eleições.

Antes da Capacitação este público foi brindado com uma conferência Inaugural da apresentação do programa voto acessível, ação presidida pela Senhora Presidente da CNE e uma palestra sobre” A importância do jornalismo social e linhas editorias consolidadas na promoção e reforço da participação politica e eleitoral dos cidadãos com deficiência”, cujo orador foi o Doutor João Almeida Medina, jornalista e membro da AJOC. Foi também feita a exposição e distribuição do material de informação adaptado ás pessoas com deficiência, nomeadamente, áudio, escrita braille e o podcast onde, todo material informativo está acessível em formato áudio a este público.

Convém salientar que foi solicitada uma tradutora de linguagem gestual que acompanhou toda a ação com este público, e os participantes invisuais tiveram ao certificado o acréscimo de uma versão em braille, cujo exemplar se encontra arquivado na pasta de atividades deste público.

Material de apoio

Código Eleitoral, Constituição da República, Regime Politico dos Partidos Políticos, Flyers informativos, em versão papel, áudio e escrita braille.

Os participantes da acção de capacitação desenvolvida para as pessoas com deficiência receberam no enceramento do evento os respectivos certificados.

Em conclusão:

De 2017 a 2019 deu – se pequenos passos e concretizou – se alguns ganhos com o envolvimento das instituições e organizações de sociedade civil no objetivo de Cabo das eleições inclusivas.

A CNE agradece a todos os parceiros, publicas e privados, ONGs e cidadãos em geral por toda a colaboração e apoio na materialização das atividades com vista a promover informação, sensibilizar e incentivar a participação das pessoas com deficiência

Juntos no caminho do voto acessível e Democracia plena. Participe!

CNE - Todos os direitos reservados
searchclosearrow-circle-o-downfacebook-squarebarsellipsis-vyoutube-playsoundcloud