posse membros cneO Presidente da Assembleia Nacional conferiu posse hoje, 7 de Maio, aos novos membros da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Com este acto, o Parlamento dota o país de um órgão que irá reforçar a democracia e consolidar o Estado de Direito Democrático.

Basilio Mosso Ramos referiu, durante o seu discurso, que esta posse representa o culminar de um “complexo e longo processo de negociação entre as forças políticas representadas no Parlamento”.
O Presidente do Parlamento enumerou as evoluções e os ganhos que aquela instituição vem tendo ao longo dos anos. E a cerca de um ano dos novos pleitos eleitorais, considerou o combate à abstenção como o grande desafio a ser vencido.
Ao intervir durante a cerimónia de posse, a novel Presidente da CNE, Maria do Rosário Pereira, garantiu que a sua equipa será coesa, responsável e que trabalhará com transparência e integridade para que as eleições aconteçam num quadro de normalidade.
Ainda realçou que o objectivo principal da CNE é “materializar o sentido jurídico da igualdade e da oportunidade”, e que isso só será conseguido se a qualidade e a dedicação de todos os seus membros contribuírem para esse fim.
Para além da magistrada Maria do Rosário Pereira, que preside, a CNE ainda é composta por Cristina Leite, Elba Pires, Arlindo Tavares e Amadeu Barbosa.

 

Eis o Descurso de Empossamento